OBS.: Arabescos são desenhos sem começo ou fim, utilizados no interior das mesquitas, em tapetes e vasos, tendo como objetivo apenas a decoração; são motivos geométricos, vegetais e inscrições em caracteres árabes.
A arte do livro é talvez a forma mais conhecida de expressão da arte islâmica, mas também a de mais difícil estudo. Ela agrega simultaneamente:
a PINTURA;
a ENCADERNAÇÃO;
a CALIGRAFIA;
A arte do livro é geralmente dividida em três domínios: árabe (manuscritos sírios, egípcios, magrebinos), persas (manuscritos criados no Irão, sobretudo a partir da era mongol) e indiano (manuscritos mogóis). Cada um destes grupos possui o seu próprio estilo, divisível por várias escolas, com os seus próprios artistas e convenções. Regista-se uma evolução paralela, que resulta em alguns casos das influências recíprocas ou da deslocação de artistas motivada por acontecimentos políticos.
Temos também as artes consideradas menores.Neste domínio salientam-se manifestações artísticas classificadas na visão eurocêntrica como "menores", mas que na civilização islâmica atingiram um grau de desenvolvimento considerável:
a arte do metal;
a arte da cerâmica;
a arte do vidro;
a arte de trabalhar a pedra;
a arte da talha;
a arte do marfim
Um pouco da visão Ocidental Sobre o Islã a partir de filmes:
El Cid:
Cruzada - The Kingdom of the Heaven







esta otimo
ResponderExcluirSIMPLESMENTE É FANTÁSTICA A ARTE ISLÂMICA, RICA EM DETALHES E MUITO DESLUMBRANTE NA LITERATURA. FASCINANTE EM DETERMINADOS MOMENTOS E INTRIGANTE EM SEUS ROMANCES...
ResponderExcluir